67.a Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo da APEC
A 67.ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo da Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (Asia-Pacific Economic Cooperation - APEC) decorreu 24 e 25 de Junho em Macau. Na qualidade de economia membro convidada, Macau-China participou na reunião aonde apresentou aos representantes das economias-membros participantes um panorama do actual desenvolvimento e tendências futuras do turismo da cidade, para reforçar a participação e influência da RAEM em organizações internacionais de turismo.
Convocada duas vezes por ano, a Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo da APEC, conta regularmente com a participação da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e da Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT), em representação de Macau-China como economia membro convidada. A Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo da APEC antecede no programa a Reunião Ministerial do Turismo da APEC que este ano terá lugar em Macau. Os participantes incluíram o vice-director-geral do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação Internacional do Ministério da Cultura e Turismo da China, Yang Bo, a chefe da delegação de Macau-China à reunião e directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, representantes da DSEDT, entre outros.
Reunião internacional de turismo impulsiona intercâmbio e fomenta desenvolvimento
A agenda da Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo incluiu a implementação das actuais quatro áreas prioritárias do Plano Estratégico de Turismo da APEC: transformação digital, desenvolvimento de capital humano, facilitação e competitividade do turismo, e turismo sustentável e crescimento económico. Os representantes das economias-membros debateram sobre o plano de trabalho, trocaram ideais sobre transformação digital no turismo, entre outros temas.
Os representantes de Macau-China, aproveitaram esta plataforma internacional para aprofundar conhecimentos sobre os últimos desenvolvimentos do Grupo de Trabalho de Turismo da APEC, interagir e trocar opiniões com os representantes das diversas economias-membros, adquirindo experiências valiosas. Simultaneamente, a participação na reunião contribui para reforçar a participação de Macau em organizações internacionais de turismo, fortalecer ligações com o exterior e ajuda a promover o desenvolvimento sustentável da indústria turística da cidade.
Mostrar diversificação do desenvolvimento turístico de Macau
A directora da DST apresentou na reunião, no dia 24 de Junho, a estratégia do desenvolvimento da diversificação adequada da economia “1+4” do Governo da RAEM, o aprofundamento do fomento intersectorial “turismo +”, e o impulsionar das sinergias entre Macau e a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, e a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau. Foram também destacadas na reunião iniciativas como o aproveitamento da política de trânsito com isenção de visto por 240 horas para atrair visitantes internacionais à Grande Baía através de itinerários “multi-destinos”, bem como medidas inovadoras de turismo inteligente e divulgação do destino.
No decorrer da reunião foram especialmente proporcionadas experiências para envergar trajes característicos das culturas chinesa e portuguesa, com o intuito de divulgar aos delegados a atracção da diversidade cultural fruto do encontro sino-português de Macau.
Participação contínua da RAEM para partilha de experiências
Um jantar de boas-vindas da 67.a Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo decorreu 24 de Junho. Num discurso na ocasião, Maria Helena de Senna Fernandes, assinalou que esta reunião tem sido uma relevante plataforma para as economias na região Ásia-Pacífico trocarem perspectivas sobre políticas de turismo e navegar o rumo futuro de desenvolvimento. Referiu ainda que, desde 2001, na qualidade de economia membro convidada, Macau-China tem engajando continuamente nas diferentes discussões da Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo, partilhando com as economias-membros as experiências e práticas da cidade no fomento da cooperação turística regional, revitalização do mercado, e desenvolvimento sustentável.
No jantar houve também animação a cargo de uma banda musical e vários workshops manuais, para os delegados sentirem os traços singulares da cultura e criatividade sino-portuguesa de Macau.
Representantes das economias-membros visitam atrações de Macau
Após a reunião do Grupo de Trabalho no dia 25 de Junho foi organizada uma visita de familiarização por Macau para os delegados. A visita deu a sentir em primeira mão aos representantes das economias-membros, a rica história e cultura de Macau, bem como a diversidade dos seus recursos turísticos, permitindo apreciar a atracção dos dois “cartões-de-visita” de Macau: o Centro Histórico de Macau, inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, e o desenvolvimento como Cidade Criativa da UNESCO em Gastronomia.
O Grupo de Trabalho de Turismo da APEC foi criado em 1991, com o objectivo de reunir os responsáveis do turismo das economias-membros para partilharem informações e trocarem opiniões, desenvolver um papel de plataforma e promover a cooperação e o desenvolvimento do turismo e do comércio. Macau-China, tornou-se economia membro convidada do Grupo de Trabalho de Turismo da APEC em 2001.
13.ª Reunião Ministerial do Turismo da APEC decorre 27 de Junho
A China assegurou o direito de acolher a cimeira da APEC de 2026, marcando a terceira vez que o país é anfitrião do evento. De acordo com a disposição do Governo Central, a Reunião Ministerial do Turismo da APEC, um dos encontros importantes da série de reuniões do evento, será realizada em Macau, marcando o regresso à cidade do encontro após 12 anos, depois de 2014. A 13ª Reunião Ministerial de Turismo da APEC está agendada para este sábado (dia 27) no Complexo da Plataforma de Serviços para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.








